8 de mai. de 2012

RANKING DO CAMPEONATO CATARINENSE

INTRODUÇÃO E CRITÉRIO


Há dois anos iniciei uma pesquisa para definir o Ranking Dinâmico do Campeonato Catarinense de Futebol. Falo ranking dinâmico porque gostaria de ter um critério que mostrasse a evolução das equipes, mostrando em cada época, ao longo dos anos, quem foram as equipes mais vitoriosas do Campeonato Catarinense de Futebol. Esse não é um ranking de todos os tempos, é um ranking dinâmico.

Independente das pontuações atribuídas aqui, os gráficos mostram claramente a evolução das 5 maiores equipes em atividade do futebol catarinense. Se você acha que o Joinville não dominou a década de 80, o Criciúma não dominou a década de 90, o Figueirense não dominou a última década e o Avaí não vêm dominado os últimos estaduais, então antes de ler procure se informar dos números. Afinal, pontuações a parte, os gráficos mostram o que ocorreu.

O número de títulos dos 5 maiores times em atividade do Campeonato Catarinense é:
Avaí: 16 títulos
Figueirense: 15 títulos
Joinville: 12 títulos
Criciúma: 8 títulos
Chapecoense: 4 títulos
Primeiramente eu teria que definir um critério de pontuação para as equipes. Pesquisando sites conceituados, como http://www.rsssfbrasil.com/, cheguei à conclusão que a pontuação mais justa seria:

Campeão: 15 pontos
Vice-campeão: 6 pontos
Terceiro colocado: 3 pontos
Quarto colocado: 1 ponto

Queria definir um ranking dinâmico, como fazem muitos rankings. Até porque eu queria visualizar a evolução dos times ao longo das décadas. Por isso, foi definido que a cada ano que se passasse, os pontos conquistados nos anos anteriores seriam reduzidos em 20%. As conquistas não são ignoradas, naquele ano em que a equipe foi campeã os pontos são computados integralmente, mas se a equipe não conquista mais títulos, ela deixa de evoluir, como ocorre na realidade. A evolução de uma equipe têm mais a ver com os títulos recentes do que os títulos do passado.

Sabemos que o Joinville dominou o futebol de Santa Catarina, em termos de décadas, na década de 80 (7 títulos em 10 disputados). Que o Criciúma dominou a década de 90 (5 títulos em 10 disputados). Que o Figueirense dominou a última década (5 títulos em 10 disputados). E que o Avaí evoluiu muito nos últimos anos (2 títulos nos 3 últimos disputados). E é por isso que Avaí e Figueirense encabeçam esse ranking para 2012, pelos melhores resultados recentes. E por isso Joinville e Criciúma encabeçaram no passado e, hoje, estão abaixo. O último título do Joinville foi em 2001 e do Criciúma em 2005. Portanto, como já expliquei, embora sejam grandes vencedores históricos, em um ranking dinâmico, nesse momento, os mesmos não se encontram bem colocados, em função dos últimos resultados em Campeonatos Catarinenses.

E é isso que esses gráficos mostram.

OS GRÁFICOS

Está ilustrado um gráfico, considerando o título de 2012 para o Avaí .

Ranking Dinâmico
Avaí Campeão Catarinense 2012


Considerei o gráfico apartir de 1974, época aproximada em que Chapecoense, Joinville e Criciúma surgiram, para que a comparação não ficasse somente entre Avaí e Figueirense. O gráfico mostra abaixo os anos e na escala o índice de aproveitamento das equipes, em percentual.

 
OS GRANDES AO LONGO DOS ANOS

Em 1974 o Figueirense liderava o ranking, ficando até 1975, mesmo perdendo a final do estadual para o Avaí. Mas esse último não vinha de bons resultados anteriores.

Em 1976 e 1977 o Avaí, com um terceiro e um vice campeonato, assume o ranking.

Apartir de 1978 o Joinville inicia uma escalada de 8 títulos consecutivos, até 1985. O domínio do Joinville na década de 80 é incrível, chegando a um aproveitamento de 80% em resultados, uma marca histórica em Campeonatos Catarinenses, superada somente pelo time do Avaí do final da década de 20. Até 1990 o Joinville permanece na liderança em função dos grandes resultados nos anos anteriores, mesmo com dois títulos consecutivos do Criciúma.

Em 1991, com o terceiro título consecutivo, o Criciúma quebra a hegemonia do Joinville e se torna o maior time da época em Santa Catarina. Essa liderança duraria 8 anos, até o ano de 2000, cujo campeonato foi vencido pelo Joinville.

Em 2001, com o bicampeonato, o Joinville volta a assumir o ranking, e fica na liderança até 2002.

Com o bicampeonato de 2003, o Figueirense se torna o primeiro do ranking novamente, e passará a dominar 8 anos do ranking do campeonato catarinense, até os dias atuais.

ANOS NA LIDERANÇA DO RANKING

Abaixo as equipes que mais permaneceram na liderança do ranking dinâmico:

Joinville: 13 anos (1978 a 1990, 2001 a 2002)
Figueirense: 10 anos (1974 a 1975, 2003 a 2011)
Criciúma: 8 anos (1991 a 2000)
Avaí: 3 anos (1976 a 1977 e 2012)

GRANDES EVOLUÇÕES

Em 1999 o Figueirense era o quinto time em força do estado, em função dos últimos resultados obtidos no estadual. Hoje ocupa a primeira colocação no ranking. Foi uma grande evolução.

Em 2008, o Avaí era o quinto time do estado em termos de resultados recentes, hoje é o segundo e, se for campeão de 2012, torna-se a equipe com melhor retrospecto nos últimos anos.

Em 2006, a Chapecoense era a última colocada dentre os 5 maiores, hoje é a terceira, especialmente em função dos dois títulos (2007 e 2011) e dos resultados ruins de Criciúma e Joinville.

GRANDES DECEPÇÕES RECENTES

Embora tenha conquistado o título da série C, o que não é o foco desse post, é visível que o Joinville caiu de produção nos últimos anos. O último título data de 2001, ano em que a equipe estava em primeiro no ranking. Hoje ocupa a última posição entre os 5 maiores.

Da mesma forma o Criciúma, de primeiro colocado no ano 2000, passou a quarto colocado.

Mas é claro que, por se tratar de uma tabela dinâmica, um título qualifica o time para o próximo ano, mas é preciso ser constante, como têm se mostrado Figueirense e Avaí e, em menor dose, a Chapecoense.

IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS

Mostram as equipes mais vitoriosas no passado e no presente, permite que sejam avaliadas quais foram as diretorias mais vitoriosas, os trabalhos mais bem feitos e possibilitam a adoção de estratégias para o futuro. Permite-se visualizar apartir de que ano uma determinada equipe começou a melhorar ou piorar seu desempenho.

O futebol precisa de mais profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário